sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

ISO 9001 e 10015 - Boas Práticas de Gestão de Pessoas

Passados 20 anos, após a primeira certificação ISO 9000 no Brasil, podemos fazer duas afirmações incontestáveis:

. A norma ISO 9000 não é um modismo passageiro.
. A norma ISO 9000 está focada no futuro.

A primeira afirmação é facilmente comprovada se analisarmos o desenvolvimento das empresas nestes últimos anos. A partir de 1990, um número significativo de empresas optou pela Gestão da Qualidade, implementando as normas da família NBR ISO 9000. E com esta ferramenta de gestão vieram os ganhos de produtividade, as reduções de perdas da produção, a diminuição acentuada do retrabalho, o aumento da competitividade e a conseqüente melhoria contínua da empresa, como um todo.

As normas da família ISO 9000 são hoje consideradas “Boas Práticas”, por diversos motivos, sendo os principais sua atualização e amplitude. Ficou comprovado, na prática, que seus princípios e diretrizes são eficientes e eficazes para implementar a Gestão da Qualidade nas empresas de pequeno, médio e grande porte.

As normas de Gestão atuais, entendem que o futuro são as pessoas. Desenvolvendo os Recursos Humanos, desenvolve-se a empresa.

O fato mais importante que comprova a ênfase dada aos Recursos Humanos das empresas é a edição da norma ISO 10015 (1). Esta norma pode ser aplicada sempre que uma orientação for necessária para interpretar referências à educação e treinamento nas normas das famílias NBR ISO 9000, 14000 e outras normas de gestão.

Outra comprovação de que a norma está focada no futuro é o fato de considerar o RH uma área estratégica. Na norma 10015 são dadas diretrizes para que a empresa identifique suas competências essenciais (core competence).

Textualmente a norma diz o seguinte:

É conveniente que a organização defina a competência necessária a cada atividade que afeta a qualidade dos produtos e serviços, avalie a competência do pessoal para realizar a atividade e elabore planos para eliminar quaisquer lacunas de competências que possam existir.

É bom entender que uma norma, mesmo sendo considerada uma “Lei menor” tem a força necessária para mudar comportamentos e conceitos. Com a norma, o treinamento deixou de ser despesa e passou a ser investimento. Com a simples mudança de conceito surgiu a necessidade de avaliar o investimento em treinamento.

Afinal, se treinamento é investimento, tem que dar resultado, e o resultado, tem que ser conhecido, medido e avaliado.


Concluindo podemos afirmar:

• As normas da família ISO 9000 são ferramentas comprovadamente eficientes e eficazes para implementar a Gestão da Qualidade.

• Para as normas, foco no futuro é foco em pessoas – em clientes e fornecedores - internos e externos.


Sebastião Guimarães
guimaraes@tgtreinamento.com.br



(1) Norma ABNT NBR ISO 10015:2001 – Gestão da qualidade – Diretrizes para treinamento.

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