segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Livro "Gestão Estratégica de Pessoas"


Gestão Estratégica de Pessoas
Obtendo resultados com a ISO 10015

Norma ABNT NBR ISO 10015:2001
Gestão da Qualidade
Diretrizes para Treinamento

No dia 19 de agosto de 2013, no CONARH, maior evento de Recursos Humanos da América Latina, foi lançado o livro “Gestão Estratégica de Pessoas: Obtendo resultados com a ISO 10015”. Publicado pela editora Qualitymark, o livro aborda as principais funções e atividades de Recursos Humanos (RH) enfatizando as melhores práticas de Treinamento e Desenvolvimento (T&D). 

Destaca o papel estratégico da mensuração de resultados por meio do estabelecimento de métricas, da utilização da ferramenta Retorno sobre Investimento (ROI), da formulação dos Indicadores para verificar o valor agregado do capital humano no desenvolvimento geral da organização e da implementação da norma ISO 10015. 

A estrutura da obra conduz o leitor, de maneira didática, ao caminho da excelência em gestão de pessoas por meio do Treinamento e Desenvolvimento (T&D). Para isso, complementa a teoria com exercícios de fixação de conceitos, dinâmicas, sugestão de filmes, frases para reflexão, além de cases que podem ser discutidos e trabalhados em equipe. 

Capítulo 1 – Gestão de Recursos Humanos: Conceitos e Princípios – Quatro conceitos centrais são apresentados neste capítulo: competência; eficiência, eficácia e princípios da gestão de qualidade. 

Capítulo 2 – RH Estratégico e Gestão Estratégica de Treinamento – Organizações que trabalham a gestão de pessoas de maneira estratégica, também conduz cada subsistema de Recursos Humanos com esta perspectiva. Obter qualidade por meio das pessoas requer planejamento, Treinamento e Desenvolvimento (T&D). A abordagem estratégica do T&D é reconhecida e orientada internacionalmente por meio da ISO 10015:200. 

Capítulo 3 - Treinamento Estratégico e a ISO 10015 -  Neste capítulo o leitor terá a oportunidade de conhecer as diretrizes da ISO 10015, assim como as quatro etapas necessárias para sua implantação na empresa. 

Capítulo 4 – Avaliação do Treinamento: Propostas e perspectivas – Diversas propostas e exemplos de avaliação são apresentados neste capítulo (Avaliação do recém-contratado; avaliação de reação; avaliação de aprendizagem; avaliação de mudança de comportamento; avaliação de retorno sobre investimento entre outras) . O leitor poderá conhecer diferentes estratégias e ferramentas de avaliação assim como ter acesso a modelos de formulários que podem ser utilizados na prática diária. 

Capítulo 5 – Eficácia do Treinamento e Implementação da ISO 10015 – Planejar, executar, avaliar e agir corretamente são processos envolvido na implementação da ISO 10015. O capítulo destaca que além de um processo estratégico e gerencial, alcançar a excelência em gestão de pessoas por meio do treinamento requer envolvimento, participação e integração entre todos os agentes do processo. Com exemplos de organizações de diversos países que implementaram a ISO 10015, o capítulo aponta para as tendências do Treinamento e Desenvolvimento (T&D) baseado na excelência e orientado e certificado pela ISO 10015. 

Uma organização que implementa norma ISO 10015 reconhece, investe, valoriza e acredita na capacidade de seus funcionários, ou seja, é uma organização que busca constantemente o desenvolvimento de seus recursos humanos. 

Assim, o propósito deste livro é apontar um caminho para ajudar a empresa a lograr êxito nas suas atividades, por meio do treinamento e desenvolvimento de seu pessoal.