“Quem não mede não gerencia. Quem não gerencia não melhora”. A frase, de autoria do pioneiro do conceito de qualidade nas empresas, Joseph Juran, resume a importância de uma prática que ainda não é muito comum nas empresas brasileiras, mas que começa a ser seguida especialmente pelas grandes organizações: medir os resultados do treinamento.
“Hoje é difícil encontrar quem duvide da relação direta entre treinamento e resultados”.
Mas como saber se o dinheiro aplicado no treinamento da equipe retornará, seja na forma de um trabalho mais eficiente, seja em termos de produtos ou serviços mais competitivos ?
Como medir os benefícios do treinamento e como amortizar os investimentos feitos no capital humano?
O investimento em treinamento não é analisado da mesma forma que os investimentos em outros setores. Por que? Seria porque o treinamento continua a ser tratado mais como despesa do que investimento, destinado a ampliar a capacidade da empresa de competir e inovar?
Muitos empresários chegaram à conclusão que os Recursos Humanos de suas empresas são seus ativos intangíveis mais importantes.
Entretanto, ainda são poucas as empresas que possuem ferramentas para medir o Retorno do Investimento em Recursos Humanos.
As organizações bem sucedidas, conscientes da importância de seus Recursos Humanos, estão utilizando ferramentas para avaliar o retorno das ações de treinamento. Entre essas ferramentas a mais importante é a ISO 10015.
A norma ISO 10015 - Diretrizes para treinamento tem como objetivo ajudar as organizações a tornarem seus programas de treinamento um investimento com retorno garantido.
No Brasil, a norma ISO 10015 está despertando o interesse dos profissionais de RH que trabalham em grandes empresas.
Na Suécia, um dos países mais competitivos do mundo, a norma ISO 10015 vendeu, nos primeiros sete meses após sua publicação, 10% a mais que a própria ISO 9001:2000, no mesmo período.
Avaliar os resultados de treinamento, de acordo com a norma ISO 10015, é uma atividade complexa, mas relativamente fácil de implementar, e deve ser responsabilidade de todos (1)
A ISO 10015 é uma ferramenta nova de gestão que tem como objetivo maior “ ... assegurar que o treinamento requerido seja orientado para satisfazer as necessidades da organização.
Sebastião Guimarães guimaraes@tgtreinamento.com.br
1. Treinamento: uma responsabilidade de todos. Leia o artigo em:
http://blog.tgtreinamento.com.br/2006/08/20/norma-iso-10015/
Nenhum comentário:
Postar um comentário