terça-feira, 19 de outubro de 2010

ISO 10015 e 9001 - Boas Práticas de Gestão de Pessoas

Passados 20 anos, após a primeira certificação ISO 9000 no Brasil, podemos fazer duas afirmações incontestáveis:
1ª. A norma ISO 9000 não é um modismo passageiro.
2ª. A norma ISO 9000 está focada no futuro.

A primeira afirmação é facilmente comprovada se analisarmos o desenvolvimento das empresas nestes últimos anos. A partir de 1990, um número significativo de empresas optou pela Gestão da Qualidade, implementando as normas da família NBR ISO 9000 (1). E com esta ferramenta de gestão vieram os ganhos de produtividade, as reduções de perdas da produção, a diminuição acentuada do retrabalho, o aumento da competitividade e a conseqüente melhoria contínua da empresa, como um todo.

As normas da família ISO 9000 são hoje consideradas “Boas Práticas”, por diversos motivos, sendo os principais sua atualização e amplitude. Ficou comprovado, na prática, que seus princípios e diretrizes são eficientes e eficazes para implementar a Gestão da Qualidade nas empresas de todos os portes e segmentos.

O fato mais importante que comprova a ênfase dada aos Recursos Humanos das empresas é a edição da norma ISO 10015 (2). Esta norma pode ser aplicada sempre que uma orientação for necessária para interpretar referências à educação e treinamento nas normas das famílias NBR ISO 9000, 14000 e outras normas de gestão.

“Os princípios de gestão da qualidade que fundamentam as normas da família NBR ISO 9000 (da qual a série NBR ISO 10000 é parte integrante) enfatizam a importância da gestão de recursos humanos e da necessidade de treinamento adequado”,

As normas de Gestão atuais, entendem que o futuro são as pessoas. Desenvolvendo os Recursos Humanos, desenvolve-se a empresa.

Outra comprovação de que a norma está focada no futuro é o fato de considerar o RH uma área estratégica. Na norma 10015 são dadas diretrizes para que a empresa identifique suas competências essenciais (core competence).

Textualmente a norma diz o seguinte:

É conveniente que a organização defina a competência necessária a cada atividade que afeta a qualidade dos produtos e serviços, avalie a competência do pessoal para realizar a atividade e elabore planos para eliminar quaisquer lacunas de competências que possam existir.

É bom entender que uma norma, mesmo sendo considerada uma “Lei menor” tem a força necessária para mudar comportamentos e conceitos. Com a norma, o treinamento deixou de ser despesa e passou a ser investimento. Com a simples mudança de conceito surgiu a necessidade de avaliar o investimento em treinamento.

Afinal, se treinamento é investimento, tem que dar resultado, e o resultado, tem que ser conhecido, medido, avaliado e, principalmente, bastante compensador.

Concluindo podemos afirmar:

· As normas da família ISO 9000 são ferramentas comprovadamente eficientes e eficazes para implementar a Gestão da Qualidade.

· Para as normas, foco no futuro é foco em pessoas – em clientes e fornecedores - internos e externos.


Sebastião Guimarães - http://www.tgtreinamento.com.br/ - guimaraes@tgtreinamento.com.br


(1) A série ISO 9000 foi editada originalmente em 1987. A ISO 9001, norma que apresenta os requisitos para a certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade, está em sua quarta versão, que foi publicada em 2008. No ano de 2008 foi superada a marca de 1 milhão de certificados ISO 9001 emitidos ao redor do mundo, distribuídos em mais de 175 países. Sem sombra de dúvida uma das mais populares normas editadas pela ISO e está focada na capacidade das organizações entender e atender os requisitos do cliente e os legais, aplicáveis aos seus produtos.
Fonte: Normas e modelos de sistemas de gestão. Disponível em: http://www.atsg.com.br/normas-e-modelos-de-sistemas-de-gestao/ Acesso em: 26 de janeiro de 2010.

(2) Norma ABNT NBR ISO 10015:2001 – Gestão da qualidade – Diretrizes para treinamento.