Deming (1), em seu método para implementar a gestão da qualidade, dá a seguinte orientação:
AFASTE O MEDO
A administração é, por natureza, punitiva.
Ninguém pode dar o melhor de si a menos que se sinta seguro
Esta orientação tem tudo a ver com a questão da produtividade.
Realmente, se as pessoas, nas organizações, não se sentirem “bem” e “não gostarem” do que fazem, com certeza, terão baixa participação.
Para ilustrar este fato, veja o seguinte gráfico, com dados divulgados pelo INIMETRO, alguns anos atrás.
Com o estilo de gestão da época, a participação dos empregados, no Brasil, era praticamente nula, apenas 0,1 %.
Certamente, esta situação mudou muito no Brasil, graças à melhoria significativa que ocorreu na gestão das empresas e, principalmente, na gestão de pessoas.
O movimento de implementação da Gestão da Qualidade Total – GQT, impulsionado pela ISO 9002 e, mais recentemente, pela ISO 9001:2000, tem sido responsável por grande parte do aumento de nossa produtividade empresarial.
Hoje, temos “As melhores empresas para se trabalhar” onde um dos critérios de classificação é a satisfação do empregado e, conseqüentemente, o aumento de sua participação e de sua produtividade.
Para aumentar a participação e a produtividade dos nossos profissionais, uma ferramenta vem sendo implementada com bastante sucesso: o Work-Out.
Em sua essência, o Work-Out é um conceito muito simples, baseado na premissa de que aqueles que estão mais próximos do serviço sabem mais. E quando as idéias dessas pessoas, independentemente de suas funções e posição hierárquica, são solicitadas e transformadas em ação – de imediato -, desencadeia-se em toda a empresa uma incontrolável onda de energia, criatividade e produtividade. (2)
A Norma ISO 10015 é outra ferramenta, que tem contribuído para o aumento da produtividade dos profissionais.
A Norma ISO 10015 foi editada em 1999 pela International Organization for Standardization (ISO) e no Brasil em 2001, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
“Esta Norma enfatiza a contribuição do treinamento para a melhoria contínua e tem como objetivo ajudar as organizações a tornar seu treinamento um investimento mais eficiente e eficaz”.(3)
Por ser uma norma de Gestão da Qualidade e fornecer Diretrizes para treinamento, a ISO 10015 está sendo conhecida como “A ISO do T&D.
A implementação de diversas ferramentas de gestão de pessoas e de ”boas práticas de RH” têm contribuído para a melhoria da produtividade dos profissionais brasileiros.
De acordo com Herzberg (4) podemos concluir que a produtividade das empresas depende, em grande parte, da gestão de pessoal competente que não tem medo de ser feliz.
Referências bibliográficas
1 Deming, William Edwards, Qualidade: a revolução da administração; tradução de Clave
Comunicações e Recursos Humanos – Rio de Janeiro: Marques-Saraiva, 1990.
2 Dave Ulrich, Steve Kerr, Ron Ashkenas: com Debbie Burke e Patrice Murphy; (tradução de
Luiz Frazão). O Work-Out da GE – Rio de Janeiro: Qualitymark, Ed., 2003 p.4.
3 Norma NBR ISO 10015: Gestão da Qualidade – Diretrizes para treinamento. ABNT: 2001.
4 Frederick Herzberg, Work and Nature of Man (New York: World Publishing Co., 1966).
Sebastião Guimarães - http://www.tgtreinamento.com.br/ - guimaraes@tgtreinamento.com.br
SAIBA MAIS participando do workshop: NORMA ISO 10015