sexta-feira, 26 de julho de 2013

Resenha do livro: Em busca da eficácia em treinamento


Escrito por Jorge de Paiva Campos e Sebastião Guimarães, o livro trata da aplicação da norma ISO 10015 – Gestão da Qualidade – Diretrizes para Treinamentos. Mas não se limita a explicar a norma, faz muito mais que isso, através do esclarecimento de conceitos como C.H.A., competência, core competence, ROI e outros.

Também trás dicas para projeto, planejamento, execução e avaliação dos treinamentos e diversos exemplos de formulários para serem utilizados pelo RH em todas essas fases!

Apesar do total de páginas parecer pouco, os autores incluíram na obra tudo o que é preciso saber para cuidar com precisão, seriedade e profissionalismo das questões de treinamento.

Os capítulos são curtos e de fácil leitura, num texto acadêmico mas nem um pouco maçante, o que geralmente ocorre com a maioria dos livros técnicos. – Já notaram como dá até sono ler um livro técnico com capítulos enormes? Pois isso não acontece nesse caso!

Outro ponto que observei e considero muito interessante é o fato de que o assunto vai ganhando complexidade ordenada e gradativamente. Durante a leitura você é apresentado primeiro aos conceitos básicos, passa para outros mais elaborados e vai dessa forma até chegar ao final, onde aparecem os Indicadores e outros métodos para avaliar resultados dos treinamentos! Nessa altura, você já absorveu tudo o que precisa para entender como aplicar a ISO 10015!

 

Ronaldo Costa  www.qualiblog.com.br

 

Ficou interessado?
O livro pode ser adquirido diretamente na
livraria virtual –   http://mixcultural.com.br  ou na  Editora Nelpa – www.nelpa.com.br   - Fone: (11) 5549.8254.