sábado, 3 de janeiro de 2009

Ensinar a Ensinar e Aprender a Aprender

Habilidades voltadas para a competência do trabalhador devem buscar o “aprender a ensinar” e o “aprender a aprender”.

“A longo prazo, a única fonte sustentável de vantagem competitiva é a capacidade da organização de aprender mais rápido e melhor do que seus concorrentes”
Peter M. Senge

“Gerentes e outros profissionais têm necessidade de apoio a fim de aprender mais concretamente a partir de diversas experiências – e isso significa
ajudá-los a aprender como aprender”
Alan Mumford

“As organizações devem funcionar como sistema de aprendizagem “
Donald A. Schon

“A qualidade começa pela educação e acaba na educação. Uma empresa que progride em qualidade é uma empresa que aprende a aprender.”
Kaoru Ishikava
(1915 – 1989)

Preocupadas com a eficácia do treinamento, as empresas estão implementando a norma ISO 10015: Gestão da Qualidade - Diretrizes para treinamento. “Estas diretrizes abrangem o desenvolvimento, implementação, manutenção e melhoria das estratégias e dos métodos de treinamento ...”

Para aprender a aprender e principalmente, para ensinar a ensinar, as empresas precisam desaprender as formas antiquadas de capacitação e aperfeiçoamento profissional. Precisam seguir as diretrizes da norma ISO 10015 e desenvolver programas de treinamento para eliminar os “gap’s de suas competências essenciais” e, principalmente, para adquirir novas competências.

A norma ISO 10015 – é uma norma auxiliar da norma ISO 9001 que enfatiza a contribuição do treinamento para a melhoria contínua e tem como objetivo ajudar as organizações a tornarem seus programas de treinamento um investimento com retorno garantido. De acordo com a norma, a melhoria contínua depende da aprendizagem contínua, do aprender a aprender.

Na edição da norma ISO 9001:1994 a referência sobre o treinamento não era muito precisa. Para a empresa ser certificada eram suficientes as evidências objetivas referentes à “realização” do treinamento”. Mas não havia uma “cobrança” de resultados.

Agora, a nova norma ISO 9001:2008 cobra resultados e enfatiza a importância do treinamento e dos profissionais de RH. Textualmente esta norma diz que a organização deve:

a) determinar a competência necessária para as pessoas [...],
b) [...] prover treinamento ou tomar outras ações para atingir a competência necessária,
c) avaliar a eficácia das ações executadas,
d) assegurar que o seu pessoal está consciente quanto à pertinência e importância de suas atividades [...] e
e) manter registros apropriados de educação, treinamento, habilidades e experiência.

Implementando a Norma ISO 10015, os profissionais de RH/T&D, os gestores da empresa e suas equipes de trabalho, passam a ter melhores condições para “ensinar a ensinar e aprender a aprender”.

Notas:
O projeto Reconhecer, da UNIFESP-SPDM, tem como meta
“ensinar a ensinar e aprender a aprender”.

O lema da Universidade corporativa do Grupo ACCOR, também, é
“ensinar a ensinar e aprender a aprender”.

Sebastião Guimarães

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